Ápex Logik Data

Portfolio - Alguns projetos desenvolvidos por nós


Preparação de escala de trabalho de inspeção

Importadores e exportadores de mercadorias solicitam inspeções em navios, pátios, armazéns e outros locais, e informam os requisitos e as qualificações exigidos dos inspetores.

O supervisor de inspeções informa aqueles dados para o programa, que consulta os cadastros de inspetores para sugerir a escala de trabalho.

O programa considera, também, os diferentes horários de trabalho dos inspetores, e aplica critérios como evitar que um mesmo inspetor atenda sempre no mesmo local, evitar que um inspetor trabalhe vários dias sem folga e vencimento das qualificações. O programa também evita horas extras.

Acompanhamento de visitas técnicas em franquias

A franquia contrata os serviços de visitas técnicas, para garantir o cumprimento das normas e práticas de qualidade da rede.

Auditores visitam os franqueados e preenchem questionários, além de efetuar registros fotográficos das não-conformidades. Os dados e as fotos são registrados em um banco de dados central.

A franquia e os franqueados consultam os dados pela WEB para acompanhar o desempenho de cada loja. Os franqueados podem acessar somente as informações relativas às suas lojas. Os diretores e gerentes das franquias acessam os dados de suas regiões) e utilizam planilhas e gráficos para identificar pontos críticos ou oportunidades de negócios.

Conversão de dados de sistemas de folha de pagamentos

Durante os trabalhos de implantação de um sistema moderno de folha de pagamentos de salários, é necessário extrair os dados do sistema antigo, convertê-los e prepará-los para alimentar o novo sistema.

Os dados podem ser extraídos diretamente da base de dados do sistema antigo, ou capturados de arquivos "texto" ou outros.

Para a inclusão dos dados no novo sistema, preparamos arquivos conforme as especificações do fabricante.

Gerenciamento de informações de tubulações de gás

As informações históricas e de análise das tubulações urbanas e rurais de gás são digitadas pelos técnicos nas telas do aplicativo. Para cada trecho da tubulação o programa calcula o raio de impacto potencial, o nível de criticidade geral e de cada fator de ameaça, além do nível de risco e outras informações.

Os resultados são exibidos em relatórios e gráficos.

O programa oferece recursos para importar as informações de arquivos compatíveis com MS Excel e exportá-las no mesmo formato.

Acompanhamento de inspeções em postos de combustíveis

Durante visitas aos postos os inspetores coletam informações sobre os combustíveis, tanques, bombas, instalações e serviços em geral, enviam as informações para uma unidade central, que consolida e envia à distribuidora.

Na distribuidora, os dados são consultados via, com relatórios e gráficos.

Apresentação de resultados de análises de refrigerantes

Os dados das análises de laboratório são obtidos de sistemas de registros de análises, baseados em computadores 'mainframe', interpretados e armazenados em banco de dados relacional.

Os atributos das amostras são customizados pelos usuários adminstradores. Os critérios pra verificar a conformidade dos resultados também customizados.

O aplicativo exibe as informações em formato de planilha e de gráficos, incluindo os gráficos de ranking (de produtos, de embalagens, etc.).

Emissão de laudos de análise microbiológica e físico-química

Após os trabalhos de análise laboratorial, os resultados são inseridos no aplicativo. Cada laudo é associado a limites pré-estabelecidos, que podem ser federais, estaduais, municipais, internacionais ou algum padrão interno determinado pelo cliente, todos previamente cadastrados.

Parametrizados pelas classes de amostras de cada laudo, os resultados são comparados aos limites e os laudos são emitidos, com as respectivas conclusões.

Controle e publicação de informações de vendas diretas

Informações de vendas diretas, efetuadas por revendas, são obtidas de sistemas legados, baseados em computadores 'mainframe', consolidadas e armazenadas em banco de dados relacional.

Diariamente as revendas são informadas por email sobre a situação de cada venda, permitindo o acompanhamento dos pagamentos pelos clientes finais e agilizando as transferências das respectivas comissões.

Acompanhamento de inspeções de veículos

Durante os trabalhos de inspeção física de avarias em veículos, em operações de importação ou exportação de automóveis, as avarias encontradas são codificadas e inseridas no aplicativo, nos escritórios próximos aos locais de inspeção.

Depois de verificados, os dados são transmitidos para uma unidade central, onde são consolidados.

Os dados são, então, publicados na WEB para consulta pelos clientes, que utilizam gráficos e relatórios para determinar a origem dos danos e a responsabilidade pelos reparos.

Controle de estoques de veículos

Os bancos que financiam a compra de veículos para as concessionárias enviam diariamente a lista dos veículos financiados, para alimentar uma base de dados central. As informações são distribuídas para computadores de mão.

Durante visitas a concessionárias os inspetores coletam informações sobre os veículos, como número da nota fiscal de venda, data do pagamento, ausência por estar em 'test drive', exposição, adaptação, etc.

Os inspetores preenchem formulários eletrônicos nos computadores de mão, enviam as informações para uma unidade central, que consolida e envia relatórios aos Clientes (bancos e financeiras).

Controle de negativações e reabilitações junto a órgãos de verificação de crédito

Informações sobre os débitos e pagamentos de revendedoras são obtidas de sistemas legados, baseados em computadores 'mainframe', consolidadas e armazenadas em banco de dados relacional.

As informações são disponibilizadas internamente para análise e registros.

Arquivos são preparados e enviados para alimentar a base de dados do órgao.

Registros adicionados diretamente na base de dados órgao pelas agências de cobrança são importados pelo aplicativo e adicionados à base de dados, conciliando e consolidando as informações.

Integração com sistemas legados por emulação de terminal

Transferências de dados entre sistemas recentes (sob Windows) e sistemas legados, executados em computadores 'mainframe'. As transferências para os 'mainframe' são feitas através de emuladores de terminal (Extra da Attachmate e Rumba da Netmanage). As transferências para as bases de dados relacionais são feitas por interpretação de imagens de relatórios e importação de arquivos 'texto'.

Ápex Logik Data Informática